Os adolescentes do Jornada Ampliada do Centro Juvenil Madre Clélia (equipe 2 - tarde) participaram de um projeto desenvolvido pelas acadêmicas do curso de Comunicação Social da PUC-PR, durante o mês de maio.
Com o tema: "Desenvolvendo olhares", a oficina é o resultado de um projeto que pretende desenvolver e analisar as formas de relação do individuo com o meio em que está inserido.
O projeto constou de três etapas:
1. Desenvolvendo a crítica em torno do “olhar”: as acadêmicas se reuniram com as crianças e adolescentes para falar-lhes a respeito da fotografia e de como ela pode ser uma ferramenta para mostrar o que se sabe e conhece a respeito do lugar onde se vive; os educandos falaram também da sua relação com a comunidade, conhecimentos, sonhos e expectativas.
2. O meu olhar e a comunidade: As crianças sairam devidamente acompanhadas pela equipe, para colocar em prática o que foi discutido na fase anterior do projeto: elas fotografaram seu bairro. O objetivo dessa fase foi descobrir através das fotos qual o real olhar dessas crianças em relação ao seu bairro e espaços sociais em que estão inseridas.
3. Do meu olhar para o seu. Esta terceira etapa consiste numa exposição com as fotografias feitas pelas crianças, realizada primeiramente nas dependências da PUC-PR e também na unidade do Centro Juvenil - Sabará.
Na sexta-feira dia 29/05/09, nossos pequenos fotógrafos estiveram na PUC-PR para apreciar a exposição do trabalho realizado na oficina. Aproveitando a oportunidade, visitamos outros espaços da universidade, como a paróquia universitária, a piscina, o ginásio de esportes, a biblioteca e o saguão do prédio administrativo, onde havia uma exposição das imagens de N.Senhora veneradas em todo o Brasil.
Com certeza foi um momento inesquecível para essa turminha!