domingo, 31 de maio de 2009

VISITA À PUC-PR

Os adolescentes do Jornada Ampliada do Centro Juvenil Madre Clélia (equipe 2 - tarde) participaram de um projeto desenvolvido pelas acadêmicas do curso de Comunicação Social da PUC-PR, durante o mês de maio.
Com o tema: "Desenvolvendo olhares", a oficina é o resultado de um projeto que pretende desenvolver e analisar as formas de relação do individuo com o meio em que está inserido.

O projeto constou de três etapas:
1. Desenvolvendo a crítica em torno do “olhar”: as acadêmicas se reuniram com as crianças e adolescentes para falar-lhes a respeito da fotografia e de como ela pode ser uma ferramenta para mostrar o que se sabe e conhece a respeito do lugar onde se vive; os educandos falaram também da sua relação com a comunidade, conhecimentos, sonhos e expectativas.

2. O meu olhar e a comunidade: As crianças sairam devidamente acompanhadas pela equipe, para colocar em prática o que foi discutido na fase anterior do projeto: elas fotografaram seu bairro. O objetivo dessa fase foi descobrir através das fotos qual o real olhar dessas crianças em relação ao seu bairro e espaços sociais em que estão inseridas.

3. Do meu olhar para o seu. Esta terceira etapa consiste numa exposição com as fotografias feitas pelas crianças, realizada primeiramente nas dependências da PUC-PR e também na unidade do Centro Juvenil - Sabará.
Na sexta-feira dia 29/05/09, nossos pequenos fotógrafos estiveram na PUC-PR para apreciar a exposição do trabalho realizado na oficina. Aproveitando a oportunidade, visitamos outros espaços da universidade, como a paróquia universitária, a piscina, o ginásio de esportes, a biblioteca e o saguão do prédio administrativo, onde havia uma exposição das imagens de N.Senhora veneradas em todo o Brasil.
Com certeza foi um momento inesquecível para essa turminha!

sábado, 30 de maio de 2009

ADOLESCÊNCIA E AUTO-ESTIMA

No mês de maio o CASDM ofereceu aos adolescentes que frequentam o Projeto Jornada Ampliada a oportunidade de participar do Projeto Motivação e Auto-estima na Adolescência, desenvolvido por estagiários do Curso de Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná. Os encontros aconteceram nos sábados 16, 23 e 30/05/09, das 9h às 12h, no Centro Juvenil Madre Clélia – Sabará.
Agradecemos a equipe de estagiários de Psicologia: Adriano, Lillian, Lismara, Mariane e André, pela dedicação, responsabilidade e criatividade com que desenvolveram sua proposta, bem como às estagiárias de Serviço Social - Elisangela (da PUC) e Roberta (da Unibrasil) pelo apoio e acompanhamento nos encontros.
Todos os participantes saíram muito animados e muitos expressaram o desejo de que encontros como esses se repitam. Esperamos que eles saibam aproveitar dessa experiência para o seu crescimento e formação humana.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

CORAÇÕES QUE SE ABREM

Nos dias 14, 15, 22 e 29 de maio os catequisandos do Crisma, do Colégio Santa Maria, estiveram nos CEIDMs Sabará e Boqueirão doando um pouco de si, brincando e interagindo com as crianças. Na chegada apresentávamos a unidade e em seguida dividíamos os grupos de até três adolescentes que, com muita emplogação, passavam algumas horas brincando com as crianças em sala. Agradecemos a iniciativa dos agentes da Pastoral do Colégio Santa Maria pela partilha de tempo e pela doação dos materiais escolares e de limpeza. Que o coração de Jesus abençoe a todos por esse gesto solidário.

A toca da imaginação

Ufa!!! Nossa casinha ficou pronta. Durante o mês de maio as professoras e crianças da turma do Pré II terminaram a casinha que, como arquitetos e engenheiros, empenharam-se em contruir com criatividade e coletividade. O objetivo da atividade é possibilitar à criança um mundo diferente, em que possa sonhar, imaginar, criar, pensar, refletir, organizar e se comover com algumas histórias contadas no interior da casa. Alguns pintaram, outros colaram e os demais desenharam e, claro, tivemos uma ajudinha do papai da professora Vanessa para trazer as madeiras, do marido da professora Cláudia com os papelões e martelo e de todos do Pré II para a construção desta casinha. Ufa! Muito trabalho mesmo. Pintamos os papelões, colamos jornais, revistas e desenhos com cola branca, cola colorida e giz de cera. Pregamos os papelões na madeira, organizamos os brinquedos, os livros de literatura e o tapete da casinha.
Além das histórias contadas que foram bastante ricas e criativas, houve a criação de alguns desenhos para a decoração da casa, que foi chamada de CASA DA LULUZINHA... nome dado por um dos alunos. A produtividade, a coletividade e o cuidado com a casa foram pontos essenciais para esta atividade, os combinados com o cuidado, e a reprocidade dos nossos alunos estão fazendo da casa um sucesso!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Conhecendo as Obras de Arte

Após ouvir histórias do Chico Bento, personagem da Turma da Mônica, as crianças do Pré I do CEIDM-Boqueirão estudam os meios de transportes utilizados no campo. Para enriquecer ainda mais esse trabalho, as professoras Valéria e Marlene trouxeram na aula a obra: Vendedor de Gado, de Marc Chagall, que retrata a vida no campo. Foi uma aula maravilhosa! Os alunos abusaram da criatividade e também produziram sua obra de arte! Com rasgadura de papéis coloridos construíram um lindo mosaico. Parabéns a essa turminha e também às professoras pelo belíssimo trabalho!!!

O trabalho do Pré I sobre a vida no campo, ainda continua a todo vapor! Agora eles constroem com palitos modelos de casas do campo e da cidade. As professoras aproveitam o momento para explorar nessa atividade às formas geométricas, quantidade, coordenação motora e a criatividade!

terça-feira, 26 de maio de 2009

CISDIMI à vista...

As obras na nova unidade do CASDM estão a mil...
Concluídas as paredes, já estamos trabalhando com os contramarcos das portas e janelas, a estrutura metálica da cobertura do ginásio, e assim por diante.
É uma beleza de se ver como os sonhos podem e vão se tornando realidade!

sábado, 23 de maio de 2009

Reunião pedagógica

Neste sábado as educadoras do Projeto Jornada Ampliada estiveram em reunião, pela manhã, com a pedagoga Elaine e Ir. Emily, que coordena o Projeto. Entre outros assuntos discutidos, foi reralizada uma breve avaliação sobre o andamento dos trabalhos diários, uma oficina pedagógica com o material dourado e o ábaco aberto - materiais pedagógicos a serem utilizados nas oficinas de acompanhamento escolar com as crianças e adolescentes. Também revimos algumas datas do calendário para os próximos meses.
O tempo ficou curto para tantas idéias, propostas e combinados a fazer para dinamizar o trabalho com as crianças e adolescentes confiados aos nossos cuidados!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Atividades no CEIDM-Boqueirão


No mundo da imaginação:

A turma do Pré I, depois de ouvir a contação de histórias, entra no mundo da imaginação! Todos colocam fantasias e se divertem muito.


Jogando basquete:

Professoras e crianças da turma do Pré II usam da criatividade para jogar basquete no pátio.

Hora de lanchar:

Que gostoso!!!! A turma do Pré II fazem um delicioso lanche ao ar livre.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Crianças em ação

As professoras do Bercário do CEIDM do Boqueirão criaram em sala desafios para os bebês.
Com elástico, organizaram um emaranhado de fios, desafiando as crianças para a locomoção, e para a criação de soluções desafiaram a ultrapassar os obstáculos. Essas atividades possibilitam às crianças a desenvolverem a coordenação motora e a percepção visual.