quinta-feira, 27 de setembro de 2007

CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL....O que é?

É BOM REFLETIR
Até pouco tempo, falar em assistência social significava dar cestas básica, vale transporte, roupas e calçados, materiais de construção, dentaduras, óculos....
E muita gente “cresceu” e se elegeu às custas dos pobres.
“E o motivo todo mundo já conhece: é que o de cima sobe e o de baixo desce” cantavam as meninas. Esse assistencialismo, “ajudou muita gente”, mas não gerou as transformações sociais que pudessem garantir melhores condições de vida para os empobrecidos assistidos, haja vista a realidade em que vivemos.
A Constituição brasileira de 1988, que é chamada de Cidadã e que muitos cidadãos não conhecem, colocou a assistência social no patamar de direito. (Art. 194)
Em 1993, com a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, foi reforçado o caráter de “direito do cidadão e dever do Estado” (Art. 1º), dentro dos princípios da universalização do acesso, do respeito à dignidade, da igualdade de direitos e da divulgação ampla das informações, contando com a participação e organização da população.
Em 2004, foi aprovada a Política Nacional de Assistência Social _ PNAS que, integrada às demais políticas, visa contribuir com a inclusão e a equidade sociais, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, através de programas e projetos locais de atendimento às famílias.
Palavras muito bonitas!
Mas como podemos conhecer mais?
A equipe do Centro de Assistência Social Divina Misericórdia quer contribuir para que seus usuários conheçam seus direitos e deveres, aprendam a acessa-los e lutem coletivamente para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, aqui e agora.
.........................................Ir. Anete Giordani - Coordenadora Geral do CASDM

Nenhum comentário: