O Projeto Valorização da Vida do Centro de Assistência Social Divina Misericórdia tem como símbolo a flor do girassol.Por que?A palavra girassol (helianthus) vem do grego hélios (sol) e anthus (flor), que significa “flor do sol”.Você conhece a Lenda do Girassol?Veja que linda!“Dizem que existia no céu uma estrelinha tão apaixonada pelo sol que era a primeira a aparecer de tardinha, no céu, antes que o sol se escondesse. E toda vez que o sol se punha ela chorava lágrimas de chuva.A lua falava com a estrelinha que assim não podia ser, que estrela nasceu para brilhar de noite, para acompanhar a lua pelo céu, e que não tinha sentido este amor tão desmedido! Mas a estrelinha amava cada raio do sol como se fosse a única luz da sua vida, esquecia até a sua própria luzinha.Um dia ela foi falar com o rei dos ventos para pedir a sua ajuda, pois queria ficar olhando o sol, sentindo o seu calor, eternamente, por todos os séculos. O rei do vento, cheio de brisas, disse à estrelinha que o seu sonho era impossível, a não ser que ela abandonasse o céu e fosse morar na Terra, deixando de ser estrela.A estrelinha não pensou duas vezes: virou estrela cadente e caiu na terra, em forma de uma semente. O rei dos ventos plantou esta sementinha com todo o carinho, numa terra bem macia. E regou com as mais lindas chuvas da sua vida.A sementinha virou planta.
Cresceu sempre procurando ficar perto do sol. As suas pétalas foram se abrindo, girando devagarinho, seguindo o giro do sol no céu. E, assim, ficaram pintadas de dourado, da cor do sol.É por isso que os girassóis até hoje explodem o seu amor em lindas pétalas amarelas, inventando verdadeiras estrelas de flores aqui na Terra”.
O que isto tem a ver com o Projeto Valorização da Vida e com o Natal?É muito simples: Jesus é o “Sol Nascente que nos veio visitar lá do alto como luz resplandecente” (Lc.1,78) e nosso coração busca constantemente a face de Deus. Diz o salmista: “Senhor, é vosso face que eu procuro, não me escondais a vossa face” (Sl 26,8).Então, Natal é tomar a firme decisão de estar com o coração sempre voltado para o alto como o girassol, mas com os olhos para baixo, em direção ao “berço da Criança”, isto é, para a realidade, para a Vida concreta das pessoas onde o Cristo está vivo, encarnado, escondido e muitas vezes sofredor. “A mim o fizeste!” (Mt. 25)Assim seremos felizes, pois “felizes são os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt. 5,8).Tenhamos todos uma forte experiência de Vida junto ao berço do Menino Deus e sejamos agradecidos. Só Ele é nossa Luz e Salvação. Ele iluminará nosso Novo Ano. Ir. Anete Giordani
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário