quinta-feira, 27 de setembro de 2007

CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL....O que é?

É BOM REFLETIR
Até pouco tempo, falar em assistência social significava dar cestas básica, vale transporte, roupas e calçados, materiais de construção, dentaduras, óculos....
E muita gente “cresceu” e se elegeu às custas dos pobres.
“E o motivo todo mundo já conhece: é que o de cima sobe e o de baixo desce” cantavam as meninas. Esse assistencialismo, “ajudou muita gente”, mas não gerou as transformações sociais que pudessem garantir melhores condições de vida para os empobrecidos assistidos, haja vista a realidade em que vivemos.
A Constituição brasileira de 1988, que é chamada de Cidadã e que muitos cidadãos não conhecem, colocou a assistência social no patamar de direito. (Art. 194)
Em 1993, com a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, foi reforçado o caráter de “direito do cidadão e dever do Estado” (Art. 1º), dentro dos princípios da universalização do acesso, do respeito à dignidade, da igualdade de direitos e da divulgação ampla das informações, contando com a participação e organização da população.
Em 2004, foi aprovada a Política Nacional de Assistência Social _ PNAS que, integrada às demais políticas, visa contribuir com a inclusão e a equidade sociais, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, através de programas e projetos locais de atendimento às famílias.
Palavras muito bonitas!
Mas como podemos conhecer mais?
A equipe do Centro de Assistência Social Divina Misericórdia quer contribuir para que seus usuários conheçam seus direitos e deveres, aprendam a acessa-los e lutem coletivamente para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, aqui e agora.
.........................................Ir. Anete Giordani - Coordenadora Geral do CASDM

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

A ORIGEM

O Centro de Assistência Social Divina Misericórdia - CASDM - é uma Organização Não Governamental fundado em 19 de março de 1983, no bairro Santa Helena - CIC.
Através de um estudo diagnóstico realizado pelas Irmãs: Maria de Moraes Silva e Isabel Honda, na época estudantes de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, foram levantadas as necessidades da região. Uma das reivindicações da população era a de ter um espaço para reunir-se coletivamente e buscar soluções para problemas que afetavam a comunidade. Na época, esta região era desprovida dos serviços de infra-estrutura báscia, tais como: água, luz, rede de esgoto, linhas de ônibus e equipamentos públicos: escolas, creche e postos de saúde.
A Ir. Maria de Moraes e Silva "abraçou" a causa e, juntamente com voluntários da Comunidade, iniciou um processo de captação de recurso para a aquisição de terreno e construção da unidade.... Nasceu assim o CENTRO DE ASSSISTÊNCIA SOCIAL DIVINA MISERICÓRDIA.
Em 1999 iniciou-se um processo de reestruturação da entidade e de redimensionamento das atividades, na busca da atualização de sua missão, dentro dos novos desafios e demandas advindos das questões sociais e urgência da universalização do acesso aos bens e serviços.
HOJE.... O CASDM tem uma diretoria composta por 15 membros, moradores dos bairros da região e é coordenado pelas Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. Esta equipe assumiu a missão de serem "todos militantes na construção de um mundo novo", usando o melhopr de suas capacidades, acreditando que um outro mundo é possível e absolutamente necessário, como diz Emir Sader.
Atualmente o CASDM é constituído por 04 unidades: Unidade Centro de Assistência Social Divina Misericórdia (SEDE); Unidade Centro de Educação Infantil Divina Misericórdia; Unidade Escola de Panificação e Confeitaria Sonho de Criança, Unidade Centro Juvenil Madre Clélia Merloni e a mais nova Unidade: O CISDIMI - Centro de Integração Social Divina Misericórdia.

Escola de Panificação e Confeitaria SONHO de CRIANÇA




Como nasceu?

A Panificadora Sonho de Criança é a concretização de uma parceria realizada entre o CASDM e a SIEMENS do Brasil.

Em 2000, buscando recursos para a construção da segunda unidade do Centro de Educação Infantil Divina Misericórdia, encontramos o grupo de voluntários da Siemens em busca de uma entidade que estivesse disposta a investir em um projeto auto-sustentável. Aceitamos o desafio!

Em maio de 2001 encaminhamos o projeto à Secretaria Municipal da Criança para recebimento dos recursos dirigidos à entidade.

Em maio de 2002, após a reforma do local, compra do maquinário e treinamento dos funcionários, deu-se início à fabricação de pães, salgados e doces variados. O fornecimento dos pães para as crianças e funcionários do Centro de Educação Infantil passou a ser feito pela Panificadora, o que representu a melhoria na qualidade de atendimento.

Hoje, a Panificadora fornece pães para algumas empresas da região, além de oferecer um grande número de produtos para aniversários e festas em geral.

Em dezembro 2006/janeiro 2007 a Panificadora sofreu uma reforma com o objetivo de melhor atender a comunidade. Quando possível são também oferecidos cursos e Panificação e Confeitaria, preparando desta forma pessoas da comunidade para o mercado formal ou para criarem suas próprias formas de geração de renda.

Esta unidade representa para o CASDM mais uma forma de contribuir para a efetivação da Cidadania e ampliação de trabalho para pessoas do bairrro.

CENTRO JUVENIL MADRE CLÉLIA - um pouco de história...


O Centro Juvenil Madre Clélia foi construído no local onde funcionava a Associação de Proteção à Infância - Casa da Criança Tia Tereza, que era mantida por pessoas da comunidade do Bairro Sabará. O CASDM (Centro de Assistência Social Divina Misericórdia) recebeu em doação um terreno com um sobrado, construído por voluntários em multirão, após serem consultados diversos profissionais da área de engenharia, a Diretoria optou pela demolição do prédio, pois a reforma ficaria mais cara do que a construção de um novo. A Diretoria mais uma vez, junto com as Irmãs Apóstolas, "arregaçou as mangas" e começou a arrecadar fundos para a realização da nova construção.
E assim... Em 2005 o que parecia um sonho quase inatingível tornou-se realidade, graças a recursos arrecadados em eventos e às inúmeras doações de empresas e pessoas que, conhecedoras do trabalho, ofereceram contribuições para a obra que, com certeza, é e será sempre orgulho para toda a comunidade do bairro Sabará.
Esta unidade foi inaugurada em 19 novembro de 2005, com várias atividades para a comunidade tais como: Escola de Futebol e Cidadania Sabará, Oficinas de Desenvolvimento Social e Comunitário, Cursos de Informática, Projeto Jornada Ampliada (PETI - Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil), em parceria com a Prefeitura de Curitiba e com recursos do Governo Federal.

Fonte: Jornal - Fatos Fotos - Jornal Informativo do Centro de Assistência Social Divina Misericórdia (CASDM), ano I Edição nº 01 - Novembro de 2005.

Hoje o CASDM, atende em média 2000 pessoas por mês diretamente e um número muito maior indiretamente. Porém os espaços se tornam a cada dia mais insuficientes: onde treinar com a Escola de Futebol? Onde realizar as confraternizações com funcionários e usuários? Falta um local onde as pessoas possam passar horas agradáveis, onde nossas crianças, jovens, adultos e idosos possam praticar esportes, ginástica, local para um churrasco com a família. Infelizmente existem poucos locais para essas práticas em nossos bairros e, os que existem são insuficientes para atender a demanda e pouco é investido pelo poder público nesta área. Esta foi uma necessidade que constatamos e tendo em vista o crescimento da Escola de Futebol achamos por bem pensar em um projeto que viesse ao encontro destas necessidades. Apresentamos o projeto a um empresário de Curitiba e o mesmo resolveu nos ajudar e doou um terreno de 5000 metros quadrados para o início deste projeto, O CISDIMI - Centro de integração Social Divina Misericórdia.O projeto já está pronto, já recebemos algumas doações e dentro em breve estaremos dando início a esta obra que com certeza será coberta de êxito.